• Nosso blog
  • >
  • Seguro-Fiança: um modelo arcaico de garantia locatícia

Crédito Imobiliário

Seguro-Fiança: um modelo arcaico de garantia locatícia

Deprecated: A função get_the_author_email está obsoleta desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use get_the_author_meta('email'). in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6114

Nelson Pizzato

15 de dezembro de 2020

No processo de locação, as garantias exigidas são quase sempre as mesmas. Alguns mecanismos são praticamente naturalizados, reduzindo o espaço para inovações. Uma pesquisa feita pela equipe da Quero Lar, realizada em um dos maiores classificados de imóveis do Brasil, constatou que cerca de 50% dos proprietários exigem algum tipo de garantia, majoritariamente a caução, fiador ou seguro-fiança. No que diz respeito às imobiliárias, esta porcentagem é ainda maior, predominando o seguro.

Mas afinal, por que o seguro-fiança ainda é o maior meio de contrapartida em uma locação? Para isto, precisamos voltar há 1939, quando Getúlio Vargas criou o IRB (Instituto Brasileiro de Resseguros). Naquela época, o presidente almejava a nacionalização da economia, assim como os seus riscos. O IRB foi criado para ser uma espécie de “fiador” das empresas nacionais, que antes estavam nas mãos de seguradoras estrangeiras. A ideia deu certo e tão logo a instituto passou a assegurar atividades domésticas, como a locação de imóveis.
Em 1991, a nova Lei do Inquilinato, estabeleceu as regras e modalidades de garantia locatícia, entre elas estava o seguro-fiança. Esta parte, foi quase toda redigida pelo IRB, que além de ser uma estatal, possuía um monopólio e poder regulador na área.

Cabe aqui uma reflexão para inquilinos e proprietários: no ano de 2020, precisamos ainda utilizar o seguro-fiança, um modelo embrionado por uma estatal varguista, amparado por uma lei de 1992? Será que o século XXI não trouxe novas alternativas?
É claro que sim. A Quero Lar é parte dessa revolução. Para proprietários, nós oferecemos um aluguel garantido, por um valor cerca de 50% abaixo do seguro-fiança, além de toda a comodidade de uma contratação 100% digital.

Já para inquilinos, aumentamos a confiabilidade do perfil, o que propicia, a locação de imóveis que, de um modo geral, antes eram inacessíveis pela burocracia ou o peso das taxas do seguro e das cauções.

Deixe os modelos arcaicos, venha fazer parte da revolução da Quero Lar!

Contrate agora mesmo a garantia mais moderna do mercado!

No Quero Lar você tem garantia de pagamento por meio do sistema Pague Lar. Somos uma startup curitibana de gestão de pagamentos, que simplifica e dá 100% de segurança à rotina dos locadores e concede um crédito que dispensa a caução e o fiador dos inquilinos!!
O que fazemos para você:
✅ Análise financeira e social do inquilino
✅ Evite burocracias, você fechará o contrato 100% online;
✅ Cobranças automatizadas com emissão do boleto;
✅ Depósito mensal na sua conta mesmo se o inquilino atrasar;
✅ Dor de cabeça zero em caso de eventual despejo.
Qual é o custo disso tudo? Apenas 3% dos aluguéis e nada mais! Muito mais barato que o seguro fiança.

Gostou da proposta? Cadastre já seu imóvel gratuitamente e envie seus inquilinos para análise.

QUERO ANUNCIAR GRÁTIS

 

Política de cookies

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você pode alterar isso a qualquer tempo.

Ver política