- Nosso blog
- >
- Como negociar o reajuste do aluguel com seu inquilino?
Locação imobiliária
Como negociar o reajuste do aluguel com seu inquilino?
O reajuste do aluguel não é uma situação somente para o inquilino, mas também é de grande interesse do locatário – não só pelo aumento do ganho! Nesse processo pelo qual tanto locatário como inquilino precisam passar a cada fim de vigência de um contrato, há muitas nuances envolvidas para um reajuste justo para ambos lados.
Esse valor de reajuste se faz necessário por conta da inflação, que contribui na desvalorização do valor de aluguel em relação ao valor do bem.
É permitido por lei que o valor do aluguel seja feito de comum acordo entre as partes, assim como as regras e valores de reajuste. Apesar da permissão para esse livre acordo, em geral, na hora do reajuste, são considerados alguns índices para a base de cálculo. Os mais comuns são: Índice Geral de Preços e Mercado (IGPM) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Eles auxiliam o locatário a fazer esse reajuste.
Caso não seja previsto no contrato ou acordo nenhuma regra para reajuste, a lei nº 8.245/91 permite que, passados três anos de contrato, tanto o locatário como o inquilino podem pleitear o reajuste para o valor desejado.
Dicas sobre reajuste de aluguel:
- Conheça os direitos e deveres do proprietário e do inquilino, para poder agir de forma correta;
- Antes de locar seu imóvel, já negocie com o interessado todas as regras, inclusive, as regras de reajuste de valor. Afinal, isso também é do interesse dele;
- Busque acordar valores de reajuste que fiquem bons para ambas partes interessadas;
- Seja mais flexível com seu locatário na hora do reajuste, a fim de que você não perca a locação.
Então, gostou das dicas? Siga nossas redes sociais e continue acompanhando notícias do mundo imobiliário. Queremos facilitar sua busca e te ajudar a economizar (:
Leia mais:
Saiba como encontrar o inquilino perfeito com a Quero Lar
6 dicas para calcular o valor perfeito do aluguel
Alugue mais rápido seu imóvel com o cartão imobiliário para proprietários