• Nosso blog
  • >
  • Como comprovar e aceitar a renda informal?

Crédito Imobiliário

Como comprovar e aceitar a renda informal?

Deprecated: A função get_the_author_email está obsoleta desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use get_the_author_meta('email'). in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6114

Nelson Pizzato

27 de setembro de 2022

Segundo dados divulgados pelo IBGE, atualmente 39,3 milhões, ou seja, 40% dos trabalhadores no Brasil são informais.

 

Não é de hoje que uma grande parcela da população vive com renda informal, e como é uma parte muito significativa do PIB as empresas vem buscando se adaptarem a essa realidade ao analisar, compor e aceitar essas rendas .

Um dos mercados mais atrasados em aceitar a renda informal é o setor de locação imobiliária. Isso porque envolvem contratos de longo prazo, anuais ou além disso e a renda informal se torna mais impactante e insegura. E, de certa forma, isso ocorre porque não há a cobertura da poupança e segurança previdenciária da renda informal.

Mas afinal, como comprovar uma renda informal?

Vamos analisar primeiro o que é uma renda ? São valores recorrentes recebidos em função de uma ocupação laboral podendo ser fixa como um salário ou recebimento periódico ou variável quando advindo uma atividade comercial ou comissionada.

Então para comprovar uma renda informal basta que se comprove o recebimento de valores recorrentes ou também de pagamentos recorrentes .

Por exemplo, extratos bancários, cartões de crédito, pagamento de aluguéis, contas de consumo, carnês, etc.

Nos últimos anos podemos constatar que a tendência da informalidade é aumentar, e a chamada nova economia em tendência das sociedades ocidentais modernas em incentivar o empreendedorismo estão firmando essa realidade . Os governos atentos a nova realidade econômica, já se aperceberam e têm criado muitos mecanismos para trazer essa parcela da população para mecanismos de contribuição e segurança previdenciária.

 

A relutância na aceitação da renda informal pelo setor imobiliário é o risco do trabalhador por qualquer motivo não poder mais exercer sua atividade ficando sem renda.

As preocupações são reais, porém devemos também levar alguns pontos em consideração:

– A segurança jurídica do contrato de locação é sólida inclusive nas suas obrigações de adimplência.

– Morar é uma necessidade básica , e deixar de pagar não é uma opção.

– O ambiente de negócios no Brasil está sólido e riscos inflacionários estão sendo afastados atualmente.

 

Na Quero Lar trabalhamos o risco controlado gerando mais negócios pela acessibilidade que promovemos aos inquilinos, mas sempre buscando a adimplência incessantemente.
Nosso propósito é dar “acessibilidade com responsabilidade” para o inquilino e com isso “segurança e rentabilidade” para os anunciantes.

Política de cookies

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você pode alterar isso a qualquer tempo.

Ver política